Feriados em 2021: saiba as datas e programe suas atividades

Todo negócio precisa ter um bom planejamento para funcionar. Saber quais os dias dos feriados, ajudará o empresário a se programar e programar a escala de funcionários e a necessidade de formação de banco de horas.

Neste ano, conforme publicado pelo governo federal no Diário Oficial da União, serão nove feriados nacionais, sendo dois deles prolongados com o fim de semana – Paixão de Cristo e Proclamação da República.  Além disso, há outras datas com pontos facultativos, como o Carnaval, Corpus Christi e Dia do Servidor Público.

Estados e municípios também possuem feriados locais, mas, em Belo Horizonte, conforme a prefeitura, não existe uma lista oficial. “Os pontos facultativos saem ao longo do ano, próximo da data referente”, explicou.  Minas Gerais também não divulgou a relação dos feriados facultativos, e informou que a lista deve ser publicada até o início de fevereiro.

Veja abaixo quais são os feriados nacionais em 2021 e em que dia da semana caem:

• 1º de janeiro, sexta-feira – Confraternização Universal

• 2 de abril, sexta-feira – Paixão de Cristo

• 21 de abril, quarta-feira – Tiradentes

• 1º de maio, sábado – Dia Mundial do Trabalho

• 7 de setembro, terça-feira – Independência do Brasil

• 12 de outubro, terça-feira – Nossa Senhora Aparecida

• 2 de novembro, terça-feira – Finados

• 15 de novembro, segunda-feira – Proclamação da República

• 25 de dezembro, sábado – Natal

Veja quando e quais são os pontos facultativos de 2021 na administração pública federal

• 15 de fevereiro, segunda-feira – carnaval*

• 16 de fevereiro, terça-feira – carnaval*

• 17 de fevereiro, quarta-feira de cinzas (até as 14 horas)*

• 3 de junho, quinta-feira – Corpus Christi

• 28 de outubro, quinta-feira – Dia do Servidor Público – art. 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, a ser comemorado no dia 01 de novembro (ponto facultativo)

• 24 de dezembro, sexta-feira – véspera de natal (após às 14 horas)

• 31 de dezembro, sexta-feira – véspera de ano novo (após às 14 horas)

*Neste ano, a Páscoa será celebrada no dia 4 de abril, um domingo. Já o Carnaval na capital mineira, terá funcionamento do comércio com horário normal.