Ocupação hoteleira em BH é a melhor dos últimos 20 anos

Belo Horizonte teve a melhor ocupação nos hotéis dos últimos 20 anos. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (15) pelo presidente do Sindicato Empresarial de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SindiHBaRes/SindHotéis), Paulo Cesar Pedrosa.

“Nos últimos 20 anos, não tivemos uma taxa de ocupação tão boa”, afirmou.
Ainda de acordo com ele, a média de ocupação hoteleira na capital mineira nos meses de outubro, novembro de dezembro deste ano foi de 70%.

Hotéis de BH chegaram a ter ocupação de 100%. O motivo, segundo Pedrosa, foram os congressos e o turismo de negócio e religioso, por exemplo.

Desafio

O desafio para o setor ainda é a falta de mão de obra especializada. Pedrosa falou que, atualmente, há 4 mil vagas de empregos abertas nos hotéis de Belo Horizonte.

Em outubro deste ano, o setor hoteleiro de BH enfrentava falta de camareiras, de recepcionistas e até de gerentes.

Pedrosa salientou que o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) tem cursos na área de hotelaria, mas que as vagas não são todas preenchidas.

Carnaval

Faltam menos de dois meses para o Carnaval 2024, que estima receber 5 milhões de foliões, e Pedrosa contou que 25% das reservas em hotéis já foram feitas para 2024, principalmente para a primeira quinzena de fevereiro.

O presidente do SindiHBaRes disse que, para o ano que vem, a expectativa é muito boa e destacou a hospitalidade e o atendimento dos funcionários.

Para melhorar ainda mais os serviços hoteleiros, Pedrosa ressaltou que “os erros de 2023 serão consertados”.

“Belo Horizonte foi a cidade com menos reclamações dos foliões”, destacou. Ele disse também que a maioria dos foliões é da Grande BH e do interior de Minas Gerais.

Hotéis em BH

Pedrosa falou que BH possui atualmente 24 mil leitos em 220 hotéis, incluindo econômicos, médios e de luxo. Os valores médios das tarifas são de R$ 100 a R$ 200, para os hotéis populares, e de R$ 300 a R$ 700, para os chamados hotéis com estrelas. Para 2024, a expectativa de lotação é de 100%. A dica, de acordo com Pedrosa, é fazer pesquisa de preço e reservar antecipadamente.

Texto: Reprodução G1 – Ocupação hoteleira em Belo Horizonte é a melhor dos últimos 20 anos, diz sindicato | Minas Gerais | G1 (globo.com)