Emergência no Rio Grande do Sul

O SindiHotéis / SindiBares se solidariza com as vítimas nesse momento de dor e de perda, e espera que as autoridades possam levar amparo e esperança para a reconstrução da vida de diversas famílias e de cidades inteiras que foram arrasadas pela força das águas.

Estamos diante da maior tragédia por conta das chuvas em nosso país. O momento é de alerta máximo no estado do Rio Grande do Sul, que viabiliza parcerias com o governo federal para resgatar pessoas ilhadas, abrigar os desalojados, fornecer itens de primeira necessidade às famílias desamparadas e para recuperar a infraestrutura das cidades e rodovias.

O Presidente Lula esteve no Rio Grande do Sul em duas oportunidades, acompanhados por ministros e representantes dos poderes legislativo e judiciário, segundo ele, “não haverá impedimento da burocracia” para recuperar o estado.

Até o último domingo foram registradas 78 mortes

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul afirma que 78 mortes foram confirmadas em razão dos temporais que atingem o estado, conforme boletim divulgado às 18h deste domingo (5). Outros quatro óbitos já confirmados estão sendo investigados, para verificar se têm relação com a tragédia.

Inundações e desalojados

Além dos mortos, há 105 desaparecidos e 175 pessoas feridas. A Defesa Civil soma 134,3 mil pessoas fora de casa, sendo 18,4 mil em abrigos e 115,8 mil desalojadas, que recebem abrigo nas casas de familiares ou amigos.

Ao todo, 341 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 844 mil pessoas.

Diante da situação de calamidade pública enfrentada pelos gaúchos, o governo do Estado reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), a mesma utilizada no ano passado. Confira se os dados de quem vai receber o PIX são:

Pix para a conta SOS Rio Grande do Sul
CNPJ: 92.958.800/0001-38
Banco do Estado do Rio Grande do Sul