Hotel Guanabara  

À frente do comando do Hotel Guanabara desde 1993, José Cosme da Costa relembra sua trajetória no setor de hotelaria mineiro. Localizado na avenida Olegário Maciel, número 169, no Centro de Belo Horizonte, o Hotel Guanabara já presenciou muitos movimentos culturais, sociais e políticos, sempre acomodando turistas e suas histórias de vidas.

José Cosme conta que antes de entrar para o ramo da hotelaria, era sócio de um outro negócio. Foi em 1990 que iniciou sua atividade no Guanabara tendo como proprietário Celso Osmar Susin. “Quando eu comecei não entendia nada do setor, mas aos poucos fui me capacitando, fazendo cursos, participando de palestras e eventos. Também fiz cursos no Sebrae que foram muito importantes na minha formação”, ressalta José Cosme.

O Hotel Guanabara tem um perfil econômico e recebe, em sua maioria, clientes empresariais e turistas que vêm a BH para participarem de feiras, eventos e jogos de futebol. “Como é um hotel central, muitas pessoas preferem porque têm várias opções de transporte como ônibus,  metrô, táxi e Uber”. São 60 quartos atualmente à disposição dos clientes, mas José Cosme faz questão de ressaltar que no início o local dependia exclusivamente de mensalistas.

“Antes, o hotel tinha pessoas que moravam e esse perfil de mensalista é bem diferente. Eram apenas quatro unidades com suíte e o restante tinha que utilizar o banheiro compartilhado. Geralmente nesse modelo temos que praticar uma tarifa muito reduzida e, assim, fica praticamente impossível investir no negócio”, ressalta Cosme. Atualmente, o hotel não oferece mais essa opção. São 40 quartos com suíte e 20 unidades sem essa opção com banheiro coletivo.

Cosme conta que o Guanabara possui hoje 15 funcionários. Para ele, o Carnaval de BH tem agitado bastante o Centro e isso tem refletido em mais clientes. “Carnaval ajuda muito em nossa ocupação, pois temos uma localização privilegiada. Mas os shows que acontecem na Esplanada do Mineirão e eventos no Expominas também têm contribuído para movimentar a hotelaria”.

Café da manhã aberto ao público

O café da manhã também sofreu mudanças ao longo dos anos. “Antes, só serviam o básico, sem muitas opções, devido ao perfil de público, mas hoje o nosso café da manhã é bem variado e muito elogiado”, diz.

Para o hóspede do Hotel Guanabara, o café da manhã é incluso. A novidade é que o belo-horizontino pode tomar seu desjejum sem precisar estar hospedado. Com apenas R$20,00 todos os dias das 6h às 9h da manhã, a pessoa pode desfrutar 35 itens como pães, sucos, pão de queijo, frutas, bolos e muito mais”.  

Onde ir:
Café da manhã do Hotel Guanabara
Av. Olegário Maciel-169-Centro de BH  
Horário: Das 6h às 9h todos os dias (2ª a domingo)